Abertura de empresa – 4 dicas para abrir empresas no terceiro setor

Realizar abertura de empresa no terceiro setor exige um cuidado especial para garantir a origem dos recursos e garantir a saúde financeira da empresa!

Empresa do terceiro setor é o termo utilizado para descrever o leque de organizações que não pertencem ao setor público nem ao setor privado. Nesta categoria estão organizações voluntárias e comunitárias (instituições de caridade e outras organizações, como associações, grupos de autoajuda e grupos comunitários), empresas sociais e cooperativas.

O primeiro passo para a abertura de empresa, principalmente do terceiro setor, é ter noções básicas de administração do negócio. Isso porque, essencialmente, este tipo de organização não possui fins lucrativos. Portanto, planejar a origem dos recursos, calcular as despesas e saber como angariar fundos é essencial para a saúde da empresa.

Confira agora quatro dicas de abertura de empresa para quem deseja empreender no terceiro setor:

1. Faça um plano de negócios

Para abrir uma empresa não é preciso ter formação acadêmica, no entanto, saber o mínimo de administração e contabilidade é fundamental. Felizmente, graças à internet, é possível acessar materiais completos e gratuitos a poucos cliques de distância.

O desenvolvimento do plano de negócios é o momento para definir todo o planejamento da empresa, como missão, visão, objetivo, público-alvo, origem de recursos, plano de marketing, entre outros. Seja criativo e aproveite esta oportunidade para arriscar, errar e simular cenários.

2. Conheça o seu público-alvo

Assim como qualquer outra empresa, as do terceiro setor também possuem seu público-alvo, que deve ser o centro de todo o planejamento de abertura de empresa. Sejam mulheres, crianças, animais, enfermos ou dependentes químicos, pesquise-o a fundo e saiba como atraí-lo. Mas, principalmente, deixe claro como o seu negócio pode e vai ajudá-los.

3. Desenvolva parcerias

Para que a abertura de empresa do terceiro setor seja bem-sucedida é preciso estabelecer parcerias. Encontre pessoas que acreditem na sua causa e que estejam dispostas a ajudar. Este também é o momento de conquistar possíveis investidores. Parcerias feitas, é hora de colocar a mão na massa.

4. Procure ajuda

Para fazer a abertura de empresa, independentemente do setor, a maneira mais prática e segura é procurar um escritório de contabilidade para fazer todo o processo. O custo investido da contratação deste profissional certamente será recompensado com a redução da burocracia, além de poder contar com todo o auxílio necessário durante a existência da organização.

Ademais, a contabilidade para empresas do terceiro setor é responsável por assessorar quanto às obrigações de transparência e divulgação das demonstrações contábeis. Isso é importante para que a sociedade e os principais interessados saibam exatamente para onde os recursos estão sendo destinados, bem como acompanhar seus resultados, gerando credibilidade e confiança.

Seja junto a um escritório de contabilidade ou outro órgão competente, leve consigo um comprovante da propriedade do endereço/contrato de aluguel e da cópia do último IPTU de onde será aberto a empresa, RG e CPF ou CNH do responsável, comprovante de endereço, certidão de nascimento ou de casamento.

O terceiro setor é de suma importância na sociedade atual, identificando necessidades e gerando serviços de caráter público sem o objetivo de obter lucro. Se o seu desejo é ser um empreendedor social, cerque-se de pessoas que acreditam e defendem essa causa com você.

E se você quer contar com uma contabilidade que está preparada para te ajudar, entre contato conosco e ficaremos felizes em ajudar!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Ogura & Assessoria Contábil e Fiscal.

Somos um escritório que desenvolve trabalhos voltados essencialmente à atividade empresarial, especialmente nas áreas contábil, fiscal, pessoal e societária, envolvendo custos e o aspecto patrimonial, tanto na esfera preventiva como corretiva.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior esquerdo.

Até breve!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (1 vote)
Summary
Abertura de empresa - Como abrir empresas no terceiro setor?
Article Name
Abertura de empresa - Como abrir empresas no terceiro setor?
Description
Realizar abertura de empresa no terceiro setor exige um cuidado especial para garantir a origem dos recursos e garantir a saúde financeira da empresa!
Author
Publisher Name
Ogura
Publisher Logo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Recomendado só para você!
O MEI (Microempreendedor Individual) é um enquadramento jurídico que automaticamente…