Abertura de empresa – 4 dicas para abrir empresas no terceiro setor

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Realizar abertura de empresa no terceiro setor exige um cuidado especial para garantir a origem dos recursos e garantir a saúde financeira da empresa!

Empresa do terceiro setor é o termo utilizado para descrever o leque de organizações que não pertencem ao setor público nem ao setor privado. Nesta categoria estão organizações voluntárias e comunitárias (instituições de caridade e outras organizações, como associações, grupos de autoajuda e grupos comunitários), empresas sociais e cooperativas.

O primeiro passo para a abertura de empresa, principalmente do terceiro setor, é ter noções básicas de administração do negócio. Isso porque, essencialmente, este tipo de organização não possui fins lucrativos. Portanto, planejar a origem dos recursos, calcular as despesas e saber como angariar fundos é essencial para a saúde da empresa.

Confira agora quatro dicas de abertura de empresa para quem deseja empreender no terceiro setor:

1. Faça um plano de negócios

Para abrir uma empresa não é preciso ter formação acadêmica, no entanto, saber o mínimo de administração e contabilidade é fundamental. Felizmente, graças à internet, é possível acessar materiais completos e gratuitos a poucos cliques de distância.

O desenvolvimento do plano de negócios é o momento para definir todo o planejamento da empresa, como missão, visão, objetivo, público-alvo, origem de recursos, plano de marketing, entre outros. Seja criativo e aproveite esta oportunidade para arriscar, errar e simular cenários.

2. Conheça o seu público-alvo

Assim como qualquer outra empresa, as do terceiro setor também possuem seu público-alvo, que deve ser o centro de todo o planejamento de abertura de empresa. Sejam mulheres, crianças, animais, enfermos ou dependentes químicos, pesquise-o a fundo e saiba como atraí-lo. Mas, principalmente, deixe claro como o seu negócio pode e vai ajudá-los.

3. Desenvolva parcerias

Para que a abertura de empresa do terceiro setor seja bem-sucedida é preciso estabelecer parcerias. Encontre pessoas que acreditem na sua causa e que estejam dispostas a ajudar. Este também é o momento de conquistar possíveis investidores. Parcerias feitas, é hora de colocar a mão na massa.

4. Procure ajuda

Para fazer a abertura de empresa, independentemente do setor, a maneira mais prática e segura é procurar um escritório de contabilidade para fazer todo o processo. O custo investido da contratação deste profissional certamente será recompensado com a redução da burocracia, além de poder contar com todo o auxílio necessário durante a existência da organização.

Ademais, a contabilidade para empresas do terceiro setor é responsável por assessorar quanto às obrigações de transparência e divulgação das demonstrações contábeis. Isso é importante para que a sociedade e os principais interessados saibam exatamente para onde os recursos estão sendo destinados, bem como acompanhar seus resultados, gerando credibilidade e confiança.

Seja junto a um escritório de contabilidade ou outro órgão competente, leve consigo um comprovante da propriedade do endereço/contrato de aluguel e da cópia do último IPTU de onde será aberto a empresa, RG e CPF ou CNH do responsável, comprovante de endereço, certidão de nascimento ou de casamento.

O terceiro setor é de suma importância na sociedade atual, identificando necessidades e gerando serviços de caráter público sem o objetivo de obter lucro. Se o seu desejo é ser um empreendedor social, cerque-se de pessoas que acreditam e defendem essa causa com você.

E se você quer contar com uma contabilidade que está preparada para te ajudar, entre contato conosco e ficaremos felizes em ajudar!

Summary
Abertura de empresa - Como abrir empresas no terceiro setor?
Article Name
Abertura de empresa - Como abrir empresas no terceiro setor?
Description
Realizar abertura de empresa no terceiro setor exige um cuidado especial para garantir a origem dos recursos e garantir a saúde financeira da empresa!
Author
Publisher Name
Ogura
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
O MEI (Microempreendedor Individual) é um enquadramento jurídico que automaticamente…
1