Perguntas frequentes
Assim como qualquer outro tipo de serviço prestado, a contabilidade para oftalmologistas funciona por meio de uma empresa especializada. Ela é responsável pelos procedimentos fiscais e pelo conhecimento das leis vigentes no país. Isso traz mais tranquilidade para os profissionais, que podem lidar com o plantão de forma mais eficaz.
Com a contabilidade auxiliando a administração das empresas, é possível tomar melhores decisões em relação ao futuro da companhia, pois esse setor mensura todos os dados financeiros, como a receita, as despesas, os custos, a lucratividade, além de analisá-los e comunicar a situação para o responsável da corporação.
Independentemente se você é pessoa jurídica ou física, você deve pagar impostos pela prestação do seu serviço, e se você deseja pagar uma carga menor, a necessidade de um contador é evidente. Com o auxílio de uma contabilidade, você vai poder ter um planejamento tributário alinhado ao seu negócio/profissão e, assim, não sofrer com a alta carga tributária.
O lucro presumido é o regime tributário mais escolhido entre médicos e profissionais da saúde, atrás apenas do Simples Nacional. Nesse caso, a base tributável é obtida estimando o lucro mensal, que pode ser, conforme a legislação vigente, de 8% ou 32% da receita bruta. Os impostos são calculados trimestralmente.
Ao contar com o apoio de um contador, você consegue não somente reduzir custos operacionais, mas também tomar decisões melhores, aumentar o faturamento, aprimorar a imagem da sua marca e desenvolver as suas atividades com mais sucesso em longo prazo.