Passo a passo de como encerrar uma empresa e CNPJ
Índice
Não sabe o que fazer para encerrar uma empresa e CNPJ? Acabe com suas dúvidas lendo o conteúdo abaixo
Fazer o encerramento de um CNPJ é sempre um momento delicado, pois é o fim de um sonho ou de uma história. Além do mais, o medo da burocracia paira sobre todo esse processo, mas é fundamental saber que é preciso tornar oficial o fim do negócio.
No momento em que você protela essa missão, os deveres empresariais permanecem, como, por exemplo, a declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e a apresentação de balanços.
Desse modo, se rende ao negócio débitos e multas que não tinham necessidade de existir.
Sabemos que é um momento crítico na vida do gestor, porém fechar um negócio evita dívidas no futuro. Além do mais, você conseguirá proteger-se contra fraudes que podem acontecer com CNPJs ativos que podem estar sendo usados de modo irregular.
Mas como fazer isso? Continue a leitura conosco e confira o passo a passo de como encerrar uma empresa e CNPJ.
Como encerrar uma empresa e CNPJ?
Oficializar o fim de uma empresa tornou-se mais fácil depois do lançamento do Sistema Nacional de Baixa de Empresa.
Não existe mais a precisão de se apresentar uma certidão negativa para fazer a conclusão de baixa do CNPJ, é só ir à Junta Comercial e pedir o encerramento. Veja os passos que você precisa seguir para realizar o fechamento do seu negócio.
Passo 1
Para realizar a abertura de um negócio, é necessário que seja feito um contrato social, que é um documento que torna oficial o início da empresa.
Lá ficam dados como a razão social e as informações dos sócios. Quando se cria uma empresa, é preciso criar um contrato social.
É nesse documento que é oficializado o fechamento do negócio, então precisa ter a assinatura dos sócios.
A quantia que será dividida precisa ser colocada em destaque, sendo que a razão do fechamento precisa estar embasado de forma legal de acordo com o Código Civil.
Passo 2
Emita o Certificado de Regularidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Faça a retirada do certificado por meio do próprio site da Caixa Econômica, anexando os outros documentos do processo.
Passo 3
Verifique quais impostos são pagos por sua empresa. Caso suas contribuições sejam municipais, é o caso de pedir baixa do banco de Dados na Secretaria de Finanças da sua cidade.
Passo 4
Obtenha a Certificação de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União para ficar em dia com a Receita Federal.
Passo 5
Protocole na Junta Comercial um pedido de arquivamento de fim da sua empresa ou pessoa jurídica. Você precisará mostrar uma série de documentos que comprovem que foi quitado os impostos e outras contribuições obrigatórias.
Passo 6
Use o Coletor Nacional de Dados da Receita Federal e gere a solicitação de cancelamento do CNPJ. Assine todos os documentos e entregue no local que o sistema indicar.
Conte com a Ogura Contabilidade para encerrar sua empresa e CNPJ sem complicações
Nós, da Ogura Contabilidade, somos especialistas no processo de abertura, encerramento e baixa de empresas.
Dessa maneira, vamos ajudá-lo em todo processo a fim de que você realize o encerramento de sua empresa e do seu CNPJ de forma rápida, tranquila e segura.
Entre em contato conosco e deixe a burocracia com quem é especialista no assunto.
CLIQUE AQUI PARA FALAR COM OS NOSSOS ESPECIALISTAS!
Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Ogura & Assessoria Contábil e Fiscal.
Somos um escritório que desenvolve trabalhos voltados essencialmente à atividade empresarial, especialmente nas áreas contábil, fiscal, pessoal e societária, envolvendo custos e o aspecto patrimonial, tanto na esfera preventiva como corretiva.
Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior esquerdo.
Até breve!
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!