Empreendedorismo social – 4 ideias para organizações do terceiro setor

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Ideias de empreendedorismo social para o bem de todos!

Você já se pegou vendo vídeos online com pessoas salvando outras de situações adversas? Ou como os animais podem ser capazes de praticar atos de humanidade maiores que os próprios seres humanos? Ou até mesmo da união de várias pessoas que nunca se viram antes para ajudar alguém?

Saber que a chama da bondade ainda segue acesa no coração das pessoas é esperançoso. Não perder a fé no que acreditamos ser o certo é fundamental para não ser consumido nesse mar de adversidades que recaem sobre as pessoas..

Já, ao ligar a televisão ou conferir as notícias – nacionais e mundiais -, sentiu vontade de fazer algo para ajudar a mudar essa situação? Mesmo que a ação pareça pequena, a crença de que a bondade ainda é possível e aplicável no dia das pessoas torna-se cada vez mais comum. 

São tantos os exemplos que fazem nosso coração ficar bem aquecido dentro do peito e com vontade de participar de algo tão bonito e significativo. E para que você possa se inserir nessa corrente do bem, trouxemos ideias de como você pode transformar toda sua boa vontade em ações de verdade.

O que é empreendedorismo social?

O objetivo do empreendedorismo social é fazer o bem ao próximo, visando áreas em que o Estado veio a carecer em atenção ou eficácia. Ou seja, ele visa ajudar a impactar positivamente quem mais precisa de ajuda: as pessoas que são afligidas falta ou ineficiência dos serviços e ações pela parte governamental.

O propósito vai além de gerar qualquer tipo de lucro – apesar de poder haver um ganho com as atividades, mas está mais associado ao autossustento -, e sim com o beneficiamento da sociedade como um todo. Não só as pessoas, mas, o meio ambiente também pode ser alvo do empreendedor para isso. Conclui-se que é válido alegar que o foco do empreendedorismo social se dá no bem-estar da comunidade, na qualidade de vida dos indivíduos e na sustentabilidade.

Onde eu posso atuar?

Há diversas áreas nas quais você pode considerar opções viáveis para atuação, e vamos lhe fornecer algumas ideias para te ajudar nessa escolha.

Começando com o meio ambiente, uma ótima ideia é a criação e o zelo de hortas comunitárias. Terrenos baldios que não possuem serventia alguma a não ser acumular lixo e outros resíduos podem ser palco de algo muito maior. Com essa ideia, você pode promover o cultivo de espécies comestíveis de plantas e vendê-las a preços acessíveis para comunidades próximas. 

Ainda nesse campo, pode-se estimular a reciclagem de objetos para artesanato e até outras atividades escolares. O potencial dos objetos rejeitados por alguns pode ser alvo da criatividade de outros e,

 incentivar um local de troca desses feitos e do conhecimento de como eles foram feitos não só diz respeito à ecologia, mas ao convívio social dos envolvidos.

Focalizando a área social, é possível prover assistência psicológica, médica ou odontológica de baixo custo para pessoas que não têm condições de pagar externamente por elas. Com essa ação, a finalidade é elevar a qualidade de vida de quem não têm acesso de qualidade a esses serviços – ou que não possuem acesso algum.

Mais uma medida que pode ser viável é a criação de um espaço para troca de culturas e conhecimentos. Aqui você pode escolher qual a área será abordada e como, mas não esqueça de ter uma preocupação em gerar uma interação mútua entre as pessoas para criar um processo de troca enriquecido por cada indivíduo participante.

Já está imaginando várias ideias agora? O empreendedorismo social nunca foi tão fácil depois de uma breve explicação, certo?

Gostou do artigo? Deixe seu comentário! Se ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco!

Summary
Empreendedorismo social - 4 ideias para organizações do terceiro setor
Article Name
Empreendedorismo social - 4 ideias para organizações do terceiro setor
Description
O objetivo do empreendedorismo social é fazer o bem ao próximo, visando áreas em que o Estado veio a carecer em atenção ou eficácia.
Author
Publisher Name
Ogura
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
Você é microempreendedor individual e está se perguntando se MEI…
Open chat
Powered by