Entenda a relação entre a DIRF e o cartão de crédito

DIRF x cartão de crédito: entenda mais sobre o assunto!

Entenda a relação DIRF x cartão de crédito e evite problemas com a Receita Federal.

Muitos empreendedores não sabem, mas, se a empresa utiliza a maquininha de cartão de crédito como forma de pagamento de produtos ou de serviços por parte do cliente, é preciso declarar a DIRF.

E, caso você não realize essa declaração, poderá sofrer penalidades por parte da Receita Federal, como o pagamento de multas.

Por isso, no artigo de hoje, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a DIRF e a sobre sua relação com o cartão de crédito.

Acompanhe!

O que é e para que serve a DIRF?

A DIRF é a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte. Trata-se de uma obrigação tributária de pessoas físicas e jurídicas que realizam os pagamentos e que retém o Imposto de Renda na Fonte.

Por se tratar de uma obrigação, ela deve ser enviada todos os anos à Receita Federal sem falta, independente da forma de apuração do tributo.

A DIRF é utilizada para informar os valores de Imposto de Renda, bem como os de outras contribuições que foram retidas com pagamento a terceiros. Trata-se de uma forma de evitar a sonegação fiscal.

Sendo assim, de acordo com a Receita Federal, a DIRF deve conter:

  • Os rendimentos pagos a pessoas físicas domiciliadas no país;
  • O valor do imposto sobre a renda e sobre as contribuições retidas na fonte, dos rendimentos pagos ou creditados para seus beneficiários;
  • O pagamento, crédito, entrega, emprego ou remessa a residentes ou a domiciliados no exterior;
  • Os pagamentos a plano de assistência à saúde – coletivo empresarial.

Quem deve declarar a DIRF?

A lista completa de pessoas físicas e pessoas jurídicas obrigadas a declarar a DIRF pode ser encontrada na Instrução Normativa RFB nº 19 90, de 18 de novembro de 2020, arts. 2º e 3º.

Mas, regra geral, a DIRF deve ser entregue pela fonte pagadora, ou seja, quem efetua pagamentos e retém Imposto de Renda na Fonte.

Veja também:

A empresa que usa maquininha de cartão de crédito precisa declarar a DIRF?

Sim! Se a empresa, independente do porte ou do segmento, oferece a possibilidade de pagamento pelo produto ou pelo serviço por meio de cartão de crédito, ela precisa declarar a DIRF. Contudo, atenção, existe a exceção do MEI, caso esse seja o único caso de retenção.

A entrega da DIRF, nessas situações de venda com cartão de crédito, deve ocorrer, porque, no pagamento via cartão de crédito, as empresas fornecedoras da maquininha cobram comissões para fornecer este serviço. Logo, elas precisam declarar essas comissões à Receita Federal.

O empreendedor que utiliza a maquininha de cartão para realizar as vendas, por sua vez, também é obrigado a realizar a declaração. Assim, a Receita Federal faz o cruzamento de informações de quem pagou a comissão (o contribuinte) com quem recebeu a comissão (as empresas fornecedoras da maquininha).

Portanto, caso você não realize a declaração correta, haverá divergências de informações, e você poderá pagar multas, além de sofrer outras penalidades por parte da Receita Federal.

Vale ressaltar que você pode acessar as informações sobre essas comissões através do Informe de Rendimentos da operadora do cartão de crédito. Basta entrar no site da operadora e entrar em sua conta com usuário e com senha.

Lembre-se que todo esse processo pode se tornar muito mais rápido, fácil, seguro e menos burocrático com o auxílio de um profissional especializado.

Conte com a Ogura & Assessoria Contábil e Fiscal!

Nós, da Ogura & Assessoria Contábil e Fiscal, somos um escritório que atua no mercado desde 1996 prestando serviços de excelência nas áreas contábil, fiscal, pessoal e societária com o objetivo de guiar os nossos clientes para o caminho do sucesso e para mantê-los sempre em dia com a legislação.

Por isso, vamos prestar o suporte necessário para que você entregue sua DIRF sem erros, sem problemas e sem dores de cabeça.

Entre em contato conosco agora mesmo e conheça de perto os nossos serviços.

TENHA O SUPORTE CERTO PARA AUXILIAR NA ENTREGA DA DIRF!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Ogura & Assessoria Contábil e Fiscal.

Somos um escritório que desenvolve trabalhos voltados essencialmente à atividade empresarial, especialmente nas áreas contábil, fiscal, pessoal e societária, envolvendo custos e o aspecto patrimonial, tanto na esfera preventiva como corretiva.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior esquerdo.

Até breve!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (1 vote)
Summary
Entenda a relação entre a DIRF e o cartão de crédito
Article Name
Entenda a relação entre a DIRF e o cartão de crédito
Description
Se sua empresa utiliza maquininha de cartão de crédito, precisa declarar a DIRF
Author
Publisher Name
Ogura
Publisher Logo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Recomendado só para você!
A Portaria Interministerial MTP/MS nº14/2022 trouxe algumas mudanças para a…