Entenda como realizar a correta precificação de serviços da sua empresa.

Precificação de Serviços: saiba como definir o preço dos seus serviços de forma eficiente

: Saber como fazer a precificação dos serviços corretamente pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma empresa. Por isso, não deixe de ler este artigo para entender como funciona. Confira!

Não há como falar em precificação de serviços sem identificar a composição dos custos e despesas relativas à prestação do serviço.

Muitos empresários possuem maior dificuldade na precificação dos serviços, já que os produtos possuem maior tangibilidade que os serviços.

Isso porque, um serviço não pode ser tocado como um produto e também não pode ser separado da pessoa que o executa.

Por isso, é importante entender que a precificação dos serviços ocorre de forma diferente da precificação dos produtos. Descubra agora, neste artigo, como ela funciona.

Precificação dos Serviços: como descobrir custos e despesas?

A identificação desses custos e despesas começa com a diferenciação entre eles. Vejamos:

  • custos: são os gastos ligados diretamente à atividade-fim do negócio. Por exemplo, em um salão de beleza, se refere a mão de obra das cabeleireiras e os produtos usados nos cabelos das clientes;
  • despesas: sua identificação é um pouco mais difícil, pois a sua influência na atividade principal ocorre de forma indireta. Utilizando o mesmo exemplo, temos água e energia elétrica.

Outra diferenciação é relativa a custos/despesas variáveis e os custos/despesas fixas.

  • fixo: são aqueles que não variam conforme o aumento da prestação dos serviços. Por exemplo, o aluguel do salão;
  • variáveis: variam conforme a prestação dos serviços. Por exemplo, os produtos para a lavagem do cabelo da cliente. Quanto mais lavagens, mais gasto de produtos.

Como precificar os serviços?

Para cada serviço prestado pela empresa, é necessário listar as despesas e os custos envolvidos. Assim, também pense no tempo que demora o atendimento e multiplique pelo custo da hora.

Verifique o custo dos materiais utilizados na prestação do serviço, o custo do trabalho e as despesas fixas.

Verifique o quanto cada serviço consome das despesas e custos. Por exemplo, a lavagem de cabelo consome quanto desses custos e despesas?

O segundo passo para precificação dos serviços é ter o volume estimado das vendas, tendo como base a capacidade produtiva. Por exemplo, o salão vende 20 lavagens de cabelo por dia.

A empresa deve analisar, também, a margem de contribuição. Isso representa qual valor de cada serviço é suficiente para ajudar a cobrir as despesas fixas e os custos da empresa. 

Além disso, esse valor deve ajudar na formação do lucro.

Quando essa margem não está dentro do valor ideal, a empresa pode até prestar um ótimo número de serviços, mas, mesmo assim, não será capaz de gerar bons lucros.

Para calcular a margem de contribuição, utiliza-se a seguinte fórmula:

MC = Faturamento – despesas variáveis e custo da prestação dos serviços.

O que é a Fórmula do Markup?

Essa fórmula torna o cálculo da precificação de serviços mais preciso. Nele, usamos os custos, as despesas e a margem. Veja:

Markup = 100 / 100 – (%Custo Fixo + %Custo Variável + %Lucro)

O resultado dessa fórmula refere-se ao valor que deve ser usado ao calcular o preço de venda do serviço.

Essa margem deve ser multiplicada pelo custo total de cada prestação. Logo, a fórmula final do preço de venda é a seguinte:

Preço de venda = Custo total unitário x Markup (Taxa de marcação)

Ogura & Assessoria Contábil e Fiscal: temos as soluções e estratégias que você precisa para o crescimento e desenvolvimento do seu negócio

Agora que você aprendeu como realizar a precificação de serviços, ficará bem mais fácil encontrar o preço ideal dos seus serviços.

Isso fará toda a diferença no faturamento da sua empresa.

A última dica, que envolve todo o processo de precificação, é contar com o suporte de um profissional contábil. Assim, você terá mais segurança, praticidade e segurança no processo, e poderá concentrar seu tempo em outros setores do seu negócio.

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