Imposto de Renda atrasado: como evitar e resolver

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Está com Imposto de Renda em atraso? Saiba como evitar e resolver esse tipo de problema

Atrasou o pagamento do Imposto de Renda e não sabe o que fazer? Leia agora o nosso artigo! Vamos te explicar!

Estar com o Imposto de Renda atrasado é uma questão com a qual muitas empresas precisam lidar.

Talvez muitos não saibam, mas isso pode trazer diversos problemas ao seu estabelecimento, os quais estarão relacionados não apenas ao pagamento de multas e juros bancários.

Nesse contexto, uma coisa é certa: deixar seu imposto de lado e não buscar controlar e resolver a situação só irá contribuir para o crescimento do problema.

E foi para te ajudar nessa tarefa que fizemos o presente artigo.

Então, continue conosco e ótima leitura!

O que é o Imposto de Renda?

Imposto de Renda é um tipo de tributo incidente sobre as rendas auferidas, por pessoas físicas ou jurídicas.

Ele foi instituído na própria Constituição Federal de 1988, em seu art. 153, inciso III, o qual traz o seguinte:

III – renda e proventos de qualquer natureza;

O Imposto de Renda é um tributo que deve ser pago tanto por pessoas físicas quanto jurídicas, porém com regras diferentes.

Trata-se de um tributo federal, cuja competência para fiscalização e recolhimento é da Receita Federal.

Estar com eles em atraso pode ser muito prejudicial à sua empresa, pois isso tem impacto financeiro, através do pagamento de multas e juros, bem como expõe seu estabelecimento a autuações caso seja fiscalizado.

O que pode provocar Imposto de Renda atrasado?

Dentre os fatores que contribuem para o Imposto de Renda atrasado está a falta de uma organização financeira adequada, a qual permita ao estabelecimento estar em dia com todas as suas obrigações.

Também a falta de um planejamento interno eficiente pode provocar o atraso, sendo que esse planejamento evita o esquecimento de pagamentos

Inclui-se, ainda, o suporte adequado quanto ao cálculo do tributo, pois quando ele é feito de maneira errada, como valor menor, isso também contribui para a ocorrência do Imposto de Renda atrasado.

Entenda como evitar e o que deve ser feito em situações como essas

Para evitar que seu estabelecimento esteja exposto a ficar com o Imposto de Renda atrasado, é essencial ter um bom controle financeiro, o qual permita programar seu caixa para que os pagamentos ocorram da forma apropriada.

Porém, mesmo que devido a problemas financeiros sua empresa já esteja com o Imposto de Renda atrasado, ignorar a situação não irá ajudar a resolvê-la.

Uma sugestão sobre ação a ser realizada é identificar formas de parcelar o débito, bem como buscar maneiras de estruturar suas finanças.

Além disso, é fundamental estruturar processos de forma a facilitar a sua programação financeira.

Lembrando sobre a importância em ter um suporte adequado quanto ao cálculo do tributo a ser recolhido, que também te ajuda a evitar Imposto de Renda atrasado em sua empresa.

Ogura: o apoio que seu negócio precisa para estar com seus tributos sempre em dia

E, nesse aspecto, você pode contar conosco, da Ogura Contabilidade.

Somos uma contabilidade que conta com uma equipe altamente especializada quando o assunto é impostos, a qual te dará o suporte não apenas quanto ao cálculo, mas também para identificar formas de enxugar a carga tributária da sua empresa.

Fale com um de nossos profissionais e tenha detalhes sobre como nossos serviços irão contribuir para a melhoria dos resultados do seu negócio.

Aguardamos o seu contato!

QUERO OBTER SUCESSO EM MINHA EMPRESA

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Ogura & Assessoria Contábil e Fiscal.

Somos um escritório que desenvolve trabalhos voltados essencialmente à atividade empresarial, especialmente nas áreas contábil, fiscal, pessoal e societária, envolvendo custos e o aspecto patrimonial, tanto na esfera preventiva como corretiva.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior esquerdo.

Até breve!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (1 vote)
Summary
 Imposto de Renda atrasado: como evitar e resolver
Article Name
Imposto de Renda atrasado: como evitar e resolver
Description
Está com Imposto de Renda em atraso? Saiba como evitar e resolver esse tipo de problema Atrasou o pagamento do Imposto de Renda e não sabe o que fazer? Leia agora o nosso artigo! Vamos te explicar!
Author
Publisher Name
Ogura
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
Mesmo estando inativa a empresa precisa cumprir com certas obrigações…
1