O alvará de funcionamento é um documento obrigatório que permite que a empresa exerça sua atividade dentro dos quesitos legais.

Tudo de que você precisa saber sobre o alvará de funcionamento

Saber a importância de um alvará de funcionamento e como emiti-lo é indispensável para qualquer empresa.

O alvará de funcionamento é obrigatório para toda empresa, seja ela iniciante ou já estabelecida no mercado. 

Esse documento é responsável por assegurar a legalidade das operações que são realizadas por uma empresa. 

Se você deseja ter um negócio, é indispensável saber o que é um alvará de funcionamento e qual a forma correta de emiti-lo. 

O que é alvará de funcionamento e como emiti-lo?

alvará de funcionamento é um documento obrigatório que concede a autorização para que uma empresa exerça as suas atividades.

Ele deve ser solicitado junto a Prefeitura do município em que a empresa está estabelecida, e sua emissão determina que a empresa tem permissão para atuar naquele endereço em que foi cadastrada.

Dessa forma, o alvará serve para afirmar que o ponto em que se encontra a empresa está de acordo com as normas legais.

Além disso, toda empresa que demande circulação de pessoas necessita da autorização municipal para funcionamento. 

Existem diferentes variações do alvará de funcionamento, e isso dependerá exclusivamente da atividade da empresa solicitante.

Como exemplo de alvarás, temos: 

  • Auto do corpo de bombeiros: é realizado pelo corpo de bombeiros e seu intuito é verificar as normas de segurança. Toda empresa precisa dessa licença;
  • Licença ambiental: é emitida pelos órgãos municipais e estaduais e pelo IBAMA. As empresas que necessitam dessa licença são as indústrias metalúrgicas, têxteis, químicas, atividades pecuárias, entre outras;
  • Licença sanitária: é emitida pelos poderes municipais, estaduais e federais da vigilância sanitária. As empresas que exercem atividades nos setores de alimentos, medicamentos, farmacêuticos e outros produtos para saúde precisam porta-lo;
  • Registro de produtos químicos controlados: o órgão fiscalizador e emissor dessa licença é a Polícia Federal, e é necessário para atividades que envolvam produtos controlados;
  • Produtos de origem animal: essa licença precisa ser solicitada ao Ministério da Agricultura, e é obrigatória às empresas que produzem produtos de origem animal destinados ao consumo humano.

Saiba que, para emitir o alvará de funcionamento, é necessário, em alguns casos, ir até a prefeitura da sua cidade e se informar sobre as condições para emiti-lo.

Em algumas cidades, essa requisição pode ser feita via internet. Procure saber qual a forma de atendimento no seu município.

Nós, da Ogura, atuamos para que o seu dia a dia seja muito mais simples

Se estiver pensando em abrir um negócio que tenha um endereço físico e possua circulação de pessoas, é importante saber que ele precisará do alvará de funcionamento.

Por ser um documento obrigatório, caso a empresa, no momento de uma vistoria, não o possua, o dono do estabelecimento terá 30 dias para providenciar o documento.

Caso contrário, o negócio será multado e, possivelmente, fechado definitivamente. 

No entanto, nós, da Ogura, podemos ajudar você a atender às burocracias com muito mais facilidade. Clique no ícone do WhatsApp, fale agora com um de nossos especialistas e entenda as vantagens de contar com o nosso apoio.

QUERO AJUDA COM O AÇVARÁ DE FUNCIONAMENTO DO MEU COMÉRCIO

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Ogura & Assessoria Contábil e Fiscal.

Somos um escritório que desenvolve trabalhos voltados essencialmente à atividade empresarial, especialmente nas áreas contábil, fiscal, pessoal e societária, envolvendo custos e o aspecto patrimonial, tanto na esfera preventiva como corretiva.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior esquerdo.

Até breve!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Recomendado só para você!
Os serviços terceirizados que mais cresceram nas buscas em São…