Saiba de uma vez por todas como parcelar a declaração do IR

Passo a passo para parcelar declaração do IR

Entenda como parcelar a declaração do IR e se mantenha em dia com a Receita Federal

Tratando-se do pagamento do Imposto de Renda, muitos contribuintes que não estão em condições de realizar o pagamento em sua totalidade se perguntam sobre a possibilidade de parcelar esse valor calculado na declaração.

Afinal, é possível parcelar a declaração do IR? Você terá a resposta para essa pergunta nas próximas linhas. 

Então continue conosco e tenha uma boa leitura!

É possível parcelar a declaração do Imposto de Renda?

Sim, é possível parcelar o Imposto de Renda calculado na declaração. Dessa forma, caso você tenha valores de IR a pagar, poderá efetuar o pagamento à vista ou a prazo.

Contudo, o pagamento parcelado apresentará a cobrança de juros sobre as parcelas, somando um valor maior do que o pagamento à vista.

Veja também:

Quantas vezes pode parcelar o Imposto de Renda 2022?

É possível realizar o parcelamento do Imposto de Renda em até 8 vezes, desde que os valores das parcelas sejam de, no mínimo, R$ 50,00.

Os juros começarão a ser aplicados a partir da segunda parcela, com o adicional de 1% sobre a taxa Selic. Além disso, caso haja inadimplência no pagamento das parcelas, será cobrado mais 0,33% ao dia, até o limite de 20% sobre o valor da parcela.

Mas quem pode realizar esse parcelamento? Pode parcelar o Imposto de Renda, os contribuintes que tiverem valores acima de R$ 100,00.

Sendo assim, vamos entender como realizar esse parcelamento a seguir.

Como parcelar a declaração do Imposto de Renda? Confira o passo a passo!

Para realizar o parcelamento do Imposto de Renda, você deve seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o programa da declaração;
  2. Clique na aba “Resumo da Declaração” no menu do lado esquerdo da tela de preenchimento do IR 2022;
  3. Selecione o item “Cálculo do Imposto”.
  4. Clique o quadro do lado direito do “Imposto a pagar”;
  5. Selecione a aba “parcelamento” e escolha o número de parcelas desejado;
  6. Agora é só imprimir a primeira parcela do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) e efetuar o pagamento.

Saiba mais, clicando no link abaixo:

Vale ressaltar que a declaração do Imposto de Renda já começou e seguirá até o dia 29 de abril de 2022, por isso, é fundamental que você comece a se preparar para realizar a declaração de forma devida, apresentando todas as deduções possíveis, o que poderá reduzir o valor do IR a pagar ao final da declaração.

Dessa forma, é fundamental contar com um profissional contábil para prestar todo o suporte que você precisa.

Conte com os serviços da Ogura & Assessoria Contábil e Fiscal!

O processo de declaração e cálculo do Imposto de Renda pode ser bastante complexo e burocrático para quem não é especialista no assunto, mas a notícia boa é que você não precisa passar por esse processo sozinho.

Nós, da Ogura & Assessoria Contábil e Fiscal, estamos há mais de 25 anos no mercado prestando serviços de excelência para pessoas físicas e para empresas de diferentes portes e segmentos.

Temos o compromisso de garantir a boa organização e saúde financeira de cada um dos nossos clientes, bem como garantir o cumprimento de todas as obrigações contábeis, fiscais e tributárias para que se mantenham em conformidade legal.

Dessa forma, vamos garantir que a sua declaração seja preenchida corretamente, com todas as deduções possíveis, para que você possa pagar o menor valor de IR possível e, caso precise parcelar esse valor, escolha a opção mais vantajosa.

Então entre em contato conosco, tire suas dúvidas e aproveite os benefícios de contar com a Ogura!

CONTE COM O NOSSO APOIO E MANTENHA-SE EM DIA COM A LEI!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Ogura & Assessoria Contábil e Fiscal.

Somos um escritório que desenvolve trabalhos voltados essencialmente à atividade empresarial, especialmente nas áreas contábil, fiscal, pessoal e societária, envolvendo custos e o aspecto patrimonial, tanto na esfera preventiva como corretiva.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior esquerdo.

Até breve!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (1 vote)
Summary
Saiba de uma vez por todas como parcelar a declaração do IR
Article Name
Saiba de uma vez por todas como parcelar a declaração do IR
Description
Passo a passo para parcelar declaração do IR. Leia o nosso artigo e confira informações importantes para se manter em dia com a Receita.
Author
Publisher Name
Ogura Contabilidade Online
Publisher Logo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Recomendado só para você!
Prazo anterior se encerrava no dia 29 de abril. Governo…