Trocar de contador: conheça o passo a passo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Saiba qual o passo a passo para trocar de contador, garantindo a descomplicação desse processo!

Entenda quais as etapas para trocar de contador de forma ética, transparente e descomplicada

O êxito de um negócio depende de muitos aspectos, sendo que alguns deles são comuns e indispensáveis para que qualquer negócio possa se manter aberto e em desenvolvimento. 

Um desses aspectos é o suporte contábil da sua empresa, que tem impacto direto na conformidade com diversas obrigações, bem como no financeiro. 

Entretanto, por diversas razões, a necessidade de trocar de contador pode se fazer presente e, devido a isso, preparamos este conteúdo para te orientar sobre qual o passo a passo adequado, bem como sobre qual a documentação que deve ser providenciada. 

Assim, você poderá garantir a realização desse processo sem complicações, além de prezar pela ética e pela transparência – que são essenciais.

Trocar de contador: qual o processo?

A necessidade de trocar de contador pode se originar por diversas causas, como novas necessidades da empresa, problemas com o cumprimento de prazos ou até mesmo por uma nova proposta. 

Todavia, seja qual for o motivo, é crucial que sejam prezados os seguintes pontos:

  • Cumprimento das etapas necessárias; 
  • Transparência;
  • Ética; 
  • Documentação. 

Sabendo disso, a seguir, vamos falar sobre o passo a passo necessário para que todos esses pontos sejam garantidos em seu negócio.

Passo 1: comunicação da decisão de troca 

O primeiro passo consiste em prezar pela ética e pela transparência, comunicando previamente a decisão de trocar de contador. 

É importante que seja comunicado e organizado até mesmo um cronograma para que as demais etapas sejam cumpridas, sem que nenhuma parte seja prejudicada. 

Pode ser interessante também explicar o porquê da troca, visando proporcionar um feedback construtivo.

Passo 2: cumprimento das cláusulas contratuais 

A segunda etapa é de extrema importância para garantir o cumprimento dos direitos e dos deveres das partes, ou seja, o cumprimento das cláusulas contratuais referentes à rescisão e à troca de contabilidade. 

Desse modo, é preciso cumprir o que foi previamente estabelecido e firmado em contrato por você e pela, até então, atual contabilidade. 

Passo 3: documentação

A documentação é uma outra etapa fundamental que é crucial para que você possa repassar as informações do seu negócio para a nova contabilidade. 

Portanto, é preciso solicitar a documentação referente aos relatórios, aos comprovantes de cumprimento de obrigações tributárias e a todos os documentos que estiverem com a contabilidade. 

Lembrando que também é necessário fornecer À nova contabilidade:

  • Número do CNPJ;
  • Número da Inscrição Estadual;
  • Contrato social; 
  • Certificado digital A1.

Com isso, você garante que toda a documentação pertinente ao seu negócio seja passada para a nova contabilidade.

Passo 4: efetivação da troca de contabilidade

Por fim, é preciso efetivar a troca de contabilidade, contando com novos profissionais de sua confiança, alinhando como será a prestação de serviços, repassando a documentação e, claro, firmando um contrato de forma cuidadosa e coerente para ambas as partes. 

Com isso, você já pode contar com o novo suporte contábil.

Nós, da Ogura, estamos à sua disposição!

Para garantir que todo esse processo seja cumprido da forma correta, você pode contar conosco para esclarecer possíveis dúvidas que tenham restado. 

Além disso, estamos sempre à disposição para evidenciar o que podemos proporcionar como contabilidade.

 Sendo assim, não hesite em nos contatar por meio do ícone do WhatsApp!

QUERO AJUDA PARA TROCAR DE CONTADOR

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Ogura & Assessoria Contábil e Fiscal.

Somos um escritório que desenvolve trabalhos voltados essencialmente à atividade empresarial, especialmente nas áreas contábil, fiscal, pessoal e societária, envolvendo custos e o aspecto patrimonial, tanto na esfera preventiva como corretiva.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior esquerdo.

Até breve!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
Com um CNPJ irregular, uma empresa pode sofrer com uma…
1